segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TPM

Esses últimos 3 dias foram praticamente os piores da minha vida até agora, nem eu me aguento mais!
A TPM é uma coisa que realmente me assusta porque, ela sempre deixa estragos para mim e nesse mês em especial, eu não sei o que acontece comigo! É uma sensação horrível, indescritível, meu humor muda a cada 5 segundos, por alguns minutos eu me sinto super feliz, dois segundos depois eu começo a ficar com raiva e revoltada com a vida, três segundos depois eu tenho vontade de chorar sem ter motivo e quatro segundos depois eu fico sem sentimento nenhum dentro de mim.
Por isso eu decidi escrever esse post e, depois de ler e me informar bastante sobre o assunto, eu vou colocar aqui o que eu julguei interessante falar para vocês. Espero que gostem!


TPM - Tensão Pré-Menstrual.
1. Sintomas
Nervosismo, choro fácil, humor deprimido, aumento do apetite, raiva, esquecimento e dificuldade de concentração, insônia, dor ou aumento da sensibilidade dos seios, ansiedade, retenção de líquidos, mudanças repentinas de humor, esses são apenas alguns dos mais de 150 sintomas existentes da TPM.

2. Por que acontece?
Uma das causas da TPM é o desequilíbrio de neurotransmissores (substâncias produzidas pelo cérebro, são responsáveis pela comunicação entre os neurônios). Um desequilíbrio na produção dessas substâncias pode levar algumas partes do cérebro a transmitir informações e comandos incorretos. Assim, a pessoa passa a ter distúrbios emocionais.
O meio ambiente em que a pessoa vive também influencia muito, pela questão do stress.
Outro fator importante é a condição psicológica da mulher. Todos temos características comportamentais e emocionais, algumas pessoas são mais ansiosas, irritadas, agitadas, depressivas, pacientes, enfim... Essa característica influi diretamente do quadro da TPM.
E outra causa extremamente importante é a variação hormonal pela qual a mulher passa nesse período.

3. TPM X Relacionamentos
O universo masculino também é afetado pela TPM. Estudos revelam que pais, irmãos, namorados e amigos das mulheres que convivem com a tensão pré-menstrual percebem e são capazes de identificar a situação, mas nem sempre entendem o que acontece e quase nunca sabem como ajudar as mulheres.
As mudanças de humor são o que mais afetam os relacionamentos. A mudança drástica de humor de algumas mulheres neste período fazem com que seus companheiros se afastem para que não ocorram brigas, e é neste momento que muitos relacionamentos ficam afetados porque, a ausência do namorado ou "ficante" piora ainda mais alguns dos sintomas psicológicos da TPM e faz com que as mulheres tomem decisões precipitadas.

4. Coisas que podem ajudar nesse momento
Praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma dieta balanceada
Evitar bebidas ou comidas que contenham cafeína
Evitar consumir bebidas alcoólicas
Diminuir o sal na alimentação ajuda a evitar a retenção de líquidos
E comer aquele chocolatinho não tem nenhum problema também, pelo contrário, ele ajuda a nos sentir melhor se for consumido em pequenas quantidades.


Bom, espero que o post tenha servido para alguma coisa, e espero também que a minha TPM passe logo e que na próxima, eu ainda esteja ao lado de quem eu estou agora!

Uma Declaração de Missão:
" Você sabe quando o amor está presente porque, subitamente você não se sente mais só"
Clarice Lispector

2 comentários:

  1. adoreei amica, lembrei do nosso finde mara gaga SAUSHUASHAUHUAHSU

    ResponderExcluir
  2. Mais de 150 sintomas??? Juro que na próxima encarnação, peço pra nascer menino...
    Bjo.

    ResponderExcluir